quinta-feira, 17 de março de 2011

Criança soldado

A UNICEF define “crianças soldados” como qualquer criança (do sexo feminino ou masculino), com menos de 18 anos que faça parte, em quaisquer condições, de qualquer espécie de grupo ou força armada, regular ou irregular. Isto inclui cozinheiros, carregadores, mensageiros e quem quer que acompanhe esses grupos em outra condição que não a de membro da família, mas não se limita a essas funções. Ela inclui meninas ou meninos recrutados para serviços sexuais forçados e/ou casamento forçado. Esta definição não se restringe às crianças armadas ou que tenham portado armas, porem existe outras definições mais simples para criança soldado como: criança-Soldado é a "profissão" de uma criança que luta em infantaria, enfim criança soldado e a definição das crianças que tiveram que abandonar a infância para lutar em um campo de batalha, ou vazer atividades ligadas as força militares.
Este tipo de organização existe e existiu em muitos pontos do mundo desde Serra Leoa ate Israel e Reino Unido, entretanto é vidente a presença de crianças em guerra na África, em que muitos países enfrentam a guerra civil.
A organização sediada nos Estados Unidos ”Human Rights Watch” revelou que a idade média da ”criança soldado” encontra-se entre os 13 e os 17 anos, mas algumas são jovens de oito ou nove anos.
Crianças são utilizadas como soldados em vários países asiáticos, em partes da América Latina, da Europa e do Oriente Médio, mas é na África que o problema é mais assustador. Calcula-se que haja no continente africano cerca de 100 mil crianças (algumas delas com apenas 9 anos) fazendo parte de conflitos armados. Em 2005, pelo menos 60 países continuavam recrutando crianças entre 16 e 17 anos para seus exércitos, em tempos de paz.
Estudo mostra que mais de meio milhão de crianças e adolescentes (menores de 18 anos) participam de forças armadas, forças paramilitares e forças não-estatais. Estima-se que de 250.000 a 300.000 dessas crianças soldados, algumas menores de 10 anos, estejam envolvidas em mais de 30 conflitos. Com efeito, estudos separados no sudeste da Ásia e na África Central determinaram a idade média das crianças soldados como pouco abaixo de 13 anos. Freqüentemente elas são “recrutadas” ou seqüestradas e, em seguida, manipuladas para participarem de uma violência brutal dirigida às vezes contra suas próprias comunidades e famílias. Tanto meninas quanto meninos são explorados para participarem de atos que freqüentemente não têm capacidade de compreender. É comum que das meninas sejam exigidos serviços sexuais, além dos de combate.
Um estudo realizado por especialistas belgas demonstra que estes jovens ficam com graves cicatrizes do foro psicológico. Os especialistas entrevistaram mais de trezentas antigas crianças soldado que foram capturadas pelo movimento rebelde do norte do Uganda, o Exército da Resistência do Senhor, quase todos dos jovens 97 por cento sofreu desordens traumáticas após terem servido uma média de dois anos. Os problemas eram tipicamente a persistência de pesadelos, problemas de sono e dificuldade de concentração.

Países com crianças soldados
*Afeganistão
* Butão
* Burundi
* República Centro-Africana
* Chade
* Colômbia
* Costa do Marfim
* República Democrática do Congo
* Índia
* Indonésia
* Iraque
* Israel/ Território Palestino Ocupado
* Líbano
* Mianmar
* Nepal
* Nigéria
* Paquistão
* Filipinas
* Somália
* Sri Lanka
* Sudão
* Tailândia
* Uganda
Fonte: Child Soldiers Global Report 2008, p. 24

Países onde crianças foram recrutadas e usadas por paramilitares, milícias, forças de defesa civil ou grupos armados, ligadas ou apoiadas pelo governo.
*Chade
* Colômbia
* Côte d’Ivoire
* DRC
* India
* Irão
* Libya
* Mianmar
* Peru
* Filipinas
* Sri Lanka
* Sudão
* Uganda
* Além deles, milhares de crianças e jovens receberam treinamento em competências paramilitares nas milícias do Zimbábue.
Fonte: Child Soldiers Global Report 2008, p.18

Governos que usaram crianças em conflitos armados entre abril de 2004 e outubro de 2007:

* Chade
* República Democrática do Congo (DRC)
* Israel
* Mianmar
* Somália
* Sudão e Sudão do Sul
* Uganda
* Iémen
* Além deles, o Reino Unido mobilizou menores de 18 anos para o Iraque, onde eles foram expostos a riscos e hostilidades.
Fonte: Child Soldiers Global Report 2008, p.16








Não podemos esquecer que existem crianças em situações semelha
nte às de guerra, elas estão em gangues, quadrilhas, organizações criminosas, elas participam de uma guerra muito comum em vários países “a guerra urbana”
“a guerra da criminalidade”, não é novidade nem uma saber que tem jovens menor de 18 anos envolvidos no narcotráfico no Rio de Janeiro, e muito menos de jovens integrantes de gangues em São Paulo, Los Angeles... um ponto para pensar de onde vem as armas, o material bélico para essas crianças, os países africanos não são grandes produtores de armas, essas armas não são caseiras em sua grande maioria, existem industrias pelo mundo que a guerra, aquece seu negocio, ou seja as industrias armamentistas, elas não se importam para que seus produtos vão ser usados, se crianças vão ter acesso se
importam unicamente com o lucro, essa e mais uma realidade capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário