quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nossas escolas são as culpadas pela alienação?



"As ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante" Marx nessa frase defende a ideia de que a ideologia, a ciência e a cultura de uma determinada época sempre esteve de acordo com o pensamento da classe dominante. A escola também é atingida por essa ideologia, logo ela pode ser um instrumento da classe dominante.
            Nossa atual sociedade esta fundamentada em uma ideologia burguesa, as escolas não são exceção. O sistema educacional  vigente é  conseqüência de um pensamento burguês, logo esse sistema influencia os quais por ele passam. Marx alertou para esse fato em pleno século XIX, aonde a educação formal era restrita a uma minoria. Hoje observamos uma maior abrangência da educação, mas ainda possui certos preceitos burgueses como: o darwinismo social (os melhores serão aprovados pelo vestibular), a busca pelo quantitativo (o melhor aluno é aquele que possui mais notas máximas),  a alienação e  a preferência pelas origem burguesas (em historia estudamos basicamente uma historia européia).
            As matérias ministradas e como são ministradas acabam por alienar o aluno, aprendemos de forma não sistemática, logo acabamos por ver o conhecimento como algo do não cotidiano. E isso é muito benéfico para uma determinada classe, pois a escola não cria  seres pensantes, questionadores apenas cria empregados, que por mais que tenham conhecimento da alienação social nada farão para mudar.
            A historia que aprendemos é tendenciosa. Como o tratado de Tordesilhas dividiu o mundo em 1494, se áreas divididas só foram "descobertas" anos depois? Por exemplo o Brasil antes mesmo de ser descoberto foi dividido. A historia, a literatura e a geografia estudada é burguesa. Em historia não estudamos a cultura oriental, em geografia aprendemos que os problemas sociais no nordeste são por causa da seca e em literatura aprendemos estéticas européias.
            Podemos então culpar a escola de criar alienados, de excluir e por seguinte ser um fator dos problemas em nossa sociedade? Seria muito pueril afirmar isso, ela é apenas um instrumento, os verdadeiros culpados estão proscênio  da sociedade. E por que esse sistema educacional não muda? Quem irar querer contrapor a ele. Os professores que dependem desse sistema para tirar seu sustento? Os alunos que dependem dele para alcançar seus objetivos? Esse sistema, a escola não mudará se o resto da sociedade não mudar.
            Trotski afirmava que a literatura era fruto da classe dominante, que a literatura existente na Rússia em sua época era uma imitação que os escritores eram epígonos da literatura estrangeira. Ele afirmava que para ocorrer uma verdadeira revolução deveria mudar a sociedade como um todo. Nossas escolas são um reflexo de nossa sociedade, se na escola utiliza o darwinismo social e a alienação e porque a nossa sociedade também utiliza, se quisermos escolas diferentes teremos de mudar a sociedade.
           
             

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