quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Para que mascaras?





Por que usamos mascaras? Por que todos os dias nos disfarçamos? Por que não podemos ser nós mesmos?

Na vida não podemos ser quem queremos ser, existem preceitos e preconceitos em nossa Sociedade. Sociedade que prega o supérfluo como primordial, temos que ser o que os meios de comunicação em massa pregam, devemos ser um modelo ideal pré-estabelecido, mas pré-estabelecido por quem?

Pela sociedade é claro, mas a sociedade não é composta por nós? Não somos a sociedade, assim como todos os seres vivos Gaia? Se somos essa sociedade qual o medo de sermos quem realmente somos? Para que as mascaras?
Quase sempre as pessoas seguem modelos criados, diversos modelos e cada um tenta se encaixar em um ou cria o seu, o ser humano por ser sociável, tem o medo de não ser aceito, por isso que existem as mascaras. Elas escondem nossa essência apresentam uma aparência, que possivelmente será aceita. Mas após um tempo com essa mascaras nós mesmo acabamos nos esquecendo de quem somos. Acabamos por se torna o personagem que criamos, acabamos nos tornando a mascara, a aparência. A essência fica trancada no fundo da gaveta da mente, vez ou outra olhamos para ela e acabamos por escolher as mascaras, praticamente todos fazem isso.

A sociedade tem seus paradigmas e nós temos medo, de que se infringimos algum sejamos punidos pela própria sociedade. Punidos não de forma legal, mas social. Punidos com o isolamento, com comentários, punidos com olhares, apenas por querer ser diferente. Um preço alto de mais, para querer ser quem realmente somos.

Podemos até pensar em ser o que escondemos por trás das mascaras, em pensar, em liberta-se. Pensar em deixar de ser norteado pela sociedade, mas ninguém é uma ilha, iria-mos sofrer, chamaria-nos de lunáticos, de utópicos, insensatos, insanos... Seriamos considerados os loucos, a sociedade esta acomodada com as mascaras, com a alienação, com os modelos ideais de estudante, de filho, de pai, de mãe, de namorado e namorada. A sociedade esta acostumada com o modelo de beleza e felicidade, a sociedade acomodou-se com as classes e castas. A sociedade aceita os muros de divisão, muros do sexo, da raça, da classe social. O único pensamento que a sociedade tem e do que passará na novela das 8, ou quem será o próximo eliminado do BBB.

Em uma sociedade dessa conjuntura, as mascaras são muito bem vindas. Mas não podemos nos acomodar a isso, não podemos aceitar uma mascara, devemos ser autênticos, não devemos ser uma marca multi-nacional. Devemos ser nós mesmos e sem as mascaras, que nos desfiguram em um outro "Eu".


Nenhum comentário:

Postar um comentário