domingo, 27 de fevereiro de 2011

A escravidão no Brasil foi oficialmente abolida em 1888, mas ainda é possível encontrar trabalhadores em condições análogas a escravidão. Seja na área rural do Pará, seja na área urbana como nas oficinas clandestinas em São Paulo. Até quando deixaremos persistir o trabalho escrava com mais de um século de lei áurea?

A situação brasileira no que se refere a escravidão é gritante. Em pleno século XXi possuímos escravos, essa situação pode ser considerada ser considerada vergonhosa a um país que se diz ex-escravocrata, que a mais de um século aboliu a escravidão, entretanto ainda possui escravos.

É inegável que o país vem se mobilizando contra a escravidão, seja com as diversas operações da policia federal seja com propagandas sobre a escravidão, mas elas parecem ser insuficientes já que percebesse vários focos de escravidão no brasil.
Pode-se apontar como culpados empresários e aliciadores, mas eles não são os únicos culpados. A sociedade de certa forma é cúmplice, pois no momento em que uma siderúrgica compra carvão, fruto do trabalho escravo. No momento em que um loja de roupas compra peças produzidas por escravos, contribui e incentiva esse crime contra a humanidade.

A solução da escravidão vai muito alem da punição aos principais responsáveis, vai muito além das operações da policia federal. A solução deve parti da sociedade. A sociedade deve exigir um selo que garanta que os produtos que o possuírem não são frutos do trabalho escravo, a sociedade deve denunciar, deve recusar a escravidão. A sociedade é o instrumento de reforma então ela é a responsável por erradicar a escravidão. A sociedade brasileira de hoje deve construir o Brasil do amanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário