quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desenvolvimento e preservação ambiental.


Nossa atual sociedade é fruto da revolução industrial, tal revolução iniciada pela Inglaterra inaugurou em escala global a exploração desacerbada dos recursos naturais e humanos. Hoje discute-se sobre a questão da sustentabilidade, espera-se que por ela alcancemos o tão esperado concilio entre desenvolvimento é preservação ambiental. Mas para alcançá-la o Homem deve analisar 3 fatores: a questão ambiental, a questão humana e os valores cultuados por ele.
A questão ambiental é um dos principais fatores a serem analisados, pois o Homem costuma a não se importar o quanto destruirá para alcançar seus objetivos. Um exemplo disso é a estimativa de que existam apenas 22% da cobertura vegetal original no planeta, o continente que mais desmatou foi exatamente o pioneiro na revolução industrial. A Europa ocidental esgotou cerca de 99,7 % de toda sua cobertura vegetal. Hoje vários países colhem seqüelas dessa insensatez como a Holanda que está ameaçada pela elevação dos níveis dos mares.
Outro principal fator a ser analiso é a questão humana, hoje somos cerca de 7 bilhões de pessoas, cerca de 3 bilhões dessa pessoas passam fome. O mundo produz o suficiente para todos os seres humanos, mas possuímos uma péssima distribuição. O hemisfério Norte possui apenas 20 % da população mundial e consome 80 % da produção mundial, essa discrepância gera a fome de 3 bilhões de pessoas. Muitos desses países  pobres estão em guerra pelo controle dos recursos naturais, os quais são explorados sem preocupação com o amanha, pois para muitas dessas pessoas o amanha é incerto.
O fator mais importante a ser analisado é os valores cultuados pela sociedade, o meio ambiente só é explorado de forma desarcerbada, pois todos queremos as maravilhas do progresso, todos nos locomovemos a base de petróleo, todos queremos uma vida suportada pelas maravilhas da industrialização. A nossa despreocupação não atinge apenas a questão ambiental, mas também a humana. Os diamantes de sangue só existem, pois temos noivas esperando um brilhante. 
Os dois primeiros fatores tem como serem resolvidos. A questão ambiental pode ser resolvida com medidas como a reciclagem, uso de energia alternativa, leis ambientais severas... O humano pode ser resolvido com o controle da natalidade e a distribuição de renda. Mas eles só serão resolvidos quando mudarmos nossos valores sociais, enquanto formos consumista, enquanto não conseguirmos deixar o carro na garagem, enquanto não pararmos de sermos parasitas, não acalcaremos a sustentabilidade. Para mudar esse fator teremos que educar o Homem, sensibilizá-lo com seu meio e seus semelhantes. Deixaremos a geração Z perpetuar os erros das anteriores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário