sexta-feira, 20 de maio de 2011

Somos todos índios, brancos e negros.

A sociedade brasileira é uma sociedade multicultural e multirracial, o negro é uma das peças dessa sociedade, e um dos objetos de estudo mais apreciados pela sociologia brasileira, por entre outros fatores de ter participado sem querer e por ter sido marginalizado desde a escravidão.
                No período colonial o trafico negreiro tornou-se algo lucrativo, vários  negros vieram da África para o Brasil a contra gosto, para trabalhar na colônia. Ao chegar no Brasil trouxe consigo uma bagagem cultural, que foi tratada como produto do demônio, logo o negro teve de esconder sua identidade cultural para não ser punido. Foi discriminado e marginalizado em uma senzala, foi açoitado. Para manter uma colônia e um colonizador.
                Em 1888 foi liberto, mas não ganhou as mínimas condições para viver, nem sequer um pedaço de terra, teve que viver na margem da sociedade em trabalhos subalternos. Com a industrialização, alguns tiveram a oportunidade de trabalhar em uma industria, esses passaram a viver em áreas ao redor da cidade, áreas sem infra-estruturar, áreas que se tornariam as favelas.
                Apos a criação das favelas e seus vícios o negro ganhou um novo rotulo, criminoso. Pelo simples fato de alguns cometerem delitos, a imagem do negro era cada vez mais degradada e a do branco exaltada. Por muito tempo empresas contratavam apenas brancos pra trabalharem com o publico, pois o branco repassava um segurança maior, o branco era mais capacitado, inteligente e confiável. Puro racismo.
                O negro conseguiu ser reconhecido, em parte. Sua cultura ainda serve de deboche, sua cor é tratada como desvantagem, seus nomes originais  'ninguém' pretende colocar em seus filhos, um nome europeu soa melhor, 'ninguém' valoriza a vasta cultura afro-brasileira, preferem a euro-brasileira, os falantes de línguas africanas no Brasil são pouquíssimos, européia todos os brasileiros falam pelo menos uma a materna a herança colonial. De herança ganhamos mais do que uma língua mais uma carga de preconceito, auto declarasse negro em alguns casos é considerado vergonhoso, mas por que? Por causa de uma herança.
                É inegável que o Brasil é resultado da miscigenação racial e cultural, todo o brasileiro é miscigenado se não for na genética na cultura, mas o brasileiro é paradoxal, pois mesmo sendo uma miscigenação exalta o europeu o branco, esquece que é fruto de uma mistura.
                Hoje o negro continua sendo marginalizado, mas eu uma escala menor. Infelizmente o brasileiro ainda não aprendeu que é resultado de uma mistura. Se afirmam que o negro é menos capaz, ignorante e sem instrução, quem afirma auto-declarasse desconhecedor da historia de seu país de seu povo, ele auto declarasse ignorante quanto a miscigenação a antropofagia social, desconhecedor que "Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e/ou do negro." — Gilberto Freyre
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário