terça-feira, 31 de maio de 2011

Dissipando as trevas.

            Vitctor Hugo, Confúcio e Shakespeare são exemplos de grandes pensadores que refletiram sobre a ignorância, todos eles convergiram à uma definição: Ignorância é treva. Na treva igualmente na ignorância não pode-se enxergar, logo esta é um fator determinante para a alienação. Seria através do combate à ignorância que faríamos uma sociedade melhor?
            Bertolt Brecht escreveu um poema denominado Perguntas de um operário letrado, onde o eu lírico questiona a forma como é contada a historia, que mostra apenas os lideres e o povo conquistador dos grandes feitos é esquecido. Isso é comum, cria-se imagens de homens como soberanos, mas Napoleão precisou de um exercito para suas conquistas. O controle da informação é uma forma de manter a ignorância, por seguinte alienar. A elite sendo conhecedora desse fato utiliza-o. Muitos por acabam aceitar o pão e circo e perdem a oportunidade de uma sociedade melhor.
            Mia Couto em 2003 enviou uma carta ao presidente Bush, questionando a sua justificativa para a guerra do Iraque. As nações que comandam o mundo tenta alienar todos, encontram justificativas para seus atos e fazem o mundo ver-los com bons olhos. Os EUA invadiu o Iraque em 2003 atrás de armas de destruição em massa e as encontrou: a fome e a miséria resultantes daDis ações ocidentais. Quem percebeu isso? Poucos, a maioria aceitou e celebrou a queda do ex-aliado americano Saddam Hussein.
            Nossos valores são resultado da interação com a sociedade e muitas vezes ele é moldado pela elite. Preferisse uma ida ao shopping do que ao museu, preferisse  musicas quase pornográficas a Mozart, preferisse ser um alienado do que um pensador. Recusasse a luz aceitasse as trevas, vivemos na cidade de Saramago, cegos de nossa realidade.
             Alienados caminhando no escuro nada farão para mudar sua sociedade, a única solução que existe e dar-lhes luz, mas enquanto a grande massa correr da luz como baratas nada de significativo acontecerá. Precisamos mudar valores e quebrar paradigmas, só através da educação que dissiparemos a ignorância. A leitura e o estudo não devem ser vistos como enfadonhos, mas sim como meio de retermos conhecimento para fundamentar o nosso pensamento, para nós mudar e por seguinte a sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário