sexta-feira, 20 de maio de 2011

SUSTENTABILIDADE, PLANTE ESSA IDEIA.

Sustentabilidade, plante essa ideia.

            Sustentabilidade é uma palavra muito citada nos dia de hoje, ele esta nos jornais, na televisão, em livros. Boa parte da sociedade é a favor dessa pratica, mas o que é sustentabilidade?
            Partindo do conceito sustentabilidade é segundo o relatório de Relatório Brundtland " O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.", em suma sustentabilidade é uma proposta de configurar a sociedade, de tal forma que ela possa preencher suas necessidades e ainda garantir para as gerações futuras os recursos naturais.
            Uma ideia erronia que se tem na sociedade é que a sustentabilidade se preocupa apenas com a preservação do meio ambiente, na verdade a sustentabilidade tenta conciliar a dimensão econômica, com a dimensão social, com a ambiental.

Existe hoje uma pressão muito grande em todos os governos, para que eles tomem medidas sustentáveis, principalmente medidas em relação a produção de energia, hoje existe  tecnologias alternativas para a produção de energia, as chamadas energias limpas, ainda que caras e pouco eficientes, alguns países da Europa já começou a adotá-las um bom exemplo são algumas eco vilas alemãs que utilizam somente energia solar, hoje no Brasil, já existem campos de geradores eólicos, a questão é que a eficiência desses geradores ainda é baixa, então não é possível substituir as nossa onipotente  hidroelétricas, por essas tecnologias menos prejudiciais ao meio.
             O Brasil é pioneiro na produção de bio-combustíveis os quais tem uma taxa de enxofre inferior aos combustíveis fosseis, assim diminuindo o processo de chuvas acidas.
            Não deve ser apenas os governos que devem estar procurando medidas sustentáveis para preservar o planeta, mas a humanidade em geral, hoje vários cientistas apresentam teses de que o homem está alterando a dinâmica da Terra e as conseqüências estão ocorrendo todos os dias, seja a alteração do regime de chuvas, a contaminação de lençóis freáticos por metais pesados, alteração no clima... enfim as conseqüências já começam a aparecer e só tende a piorar, devemos hoje mudar nossa postura em relação ao meio ambiente se quisermos continuando coexistindo em harmonia com a natureza. Leia a noticia abaixo veiculado no seculodiario 27 de maio de 2010.

Dias atrás esteve em São Paulo o ambientalista americano Thomas Lovejoy, 68 anos, consultor do Banco Mundial sobre sustentabilidade e criador do termo “biodiversidade”, que se popularizou a tal ponto que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Biólogo, ele conheceu profundamente a Amazônia.  No final da década de 1960 morou em Belém do Pará, onde nasceram duas filhas suas.
            Agora, numa palestra para poucos convidados, Lovejoy adiantou o conteúdo do   Terceiro Panorama da Biodiversidade Global (Global Biodiversity Outlook - GB3), relatório a ser lançado oficialmente em outubro pela Convenção sobre a Biodiversidade Biológica (CBD) da ONU. O documento baseia-se em cerca de 500 trabalhos científicos e em relatórios nacionais e cruza dados de outros relatórios, como o Living Planet Index e o Red List Index.  Lovejoy está por dentro porque é o revisor do documento.
            O Terceiro Panorama diz que a meta mundial de redução da perda da biodiversidade para 2010 não foi alcançada. As populações de espécies de vertebrados reduziram-se em quase um terço, em média, entre 1970 e 2006, e continuam caindo globalmente, de forma mais severa nos trópicos e entre espécies de água doce.
Segundo o Panorama, de 1970 a 2006 as áreas de proteção terrestres no mundo aumentaram de 4 milhões para 14 milhões de quilômetros quadrados. Houve também um aumento nas áreas marinhas protegidas mas nem assim se pode comemorar um avanço global.
            Das 11 metas acordadas por governos de todo mundo em 2002 nenhuma foi alcançada globalmente. Houve “algum progresso” na situação das espécies ameaçadas e “progresso significativo” na redução da poluição e de seus impactos sobre a biodiversidade.
            O aumento do consumo não sustentável continua a ser uma grande causa da perda da biodiversidade. Além disso, muitos recursos biológicos que sustentam meios de subsistência, como peixes, mamíferos, aves, anfíbios e plantas medicinais, estão em declínio, afetando as populações mais pobres.
O Terceiro Panorama da Biodiversidade Global considera que as cinco principais pressões que estão causando diretamente a perda da biodiversidade são:

1) as alterações nos ecossistemas e habitats terrestres e aquáticos

2) a super exploração dos recursos naturais

3) a poluição

4) a proliferação de espécies exóticas invasivas

5) as mudanças climáticas provocadas pelo efeito-estufa e o aumento da temperatura
terrestre ao longo século XXI.

            A Amazônia continua sendo o foco das preocupações em terra, mas os cientistas começam a se preocupar com as alterações nos oceanos, cujo aumento da acidez é captado pelos organismos marinhos.  Segundo Lovejoy, os ecossistemas aquáticos não sobreviverão se a temperatura média global subir mais de 2º C e as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera alcançarem as 450 partes por milhão (ppm). Atualmente, a concentração de dióxido de carbono beira os 390 ppm.

Não só Lovejoy, mas vários outros cientistas alertam para as conseqüências que as ações humanas estão gerando na natureza, então se a humanidade quiser garantir as futuras gerações um futuro, deve-se agora no presente praticar ações sustentáveis.
            Existem inúmeras ações sustentáveis que podemos fazer em nosso dia-a-dia, como por exemplo podemos economizar água, podemos economizar energia elétrica, podemos utilizar apenas papeis reciclados, usar garrafas reutilizáveis, separa o lixo, plantar uma arvore por ano... enfim existem muitas ações viáveis, mas antes de recicla o lixo e plantar arvores, devemos reciclar nossas ideias, devemos deixar de lado o consumismo imposto pelos países imperialistas, devemos nos conscientizar que a Terra não pertence apenas a essa  geração, devemos percebe, que as futuras gerações tem todo o direito de não apenas sobreviver, mas também de viver nessa Terra, ou seja antes de querer reciclar 100% do lixo produzido no Brasil, ou replantar a floresta atlântica, devemos nos reciclar, só assim poderemos ter consciência do mal que o homem anda causando no planeta, lembre-se a reciclagem começa por nos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário